Ética e Reputação – Códigos e políticas em um programa de Compliance

Veja a situação abaixo:

Se um cliente ao fazer compras em uma loja fica calado ao perceber que o troco que recebeu foi maior do que deveria, isso seria errado? E se um colega de trabalho tomar para si uma ideia de outro para melhoria de um processo na área em que trabalha, isso seria certo? O que você acha se uma pessoa trabalhando no setor de compras de uma empresa combinar com um fornecedor uma comissão para si, caso ajude a fechar o negócio? Um gerente de contas que vender para um cliente um produto financeiro que não seria a melhor opção para este cliente, mas o ajuda a bater a meta do mês, está agindo honestamente?

Para responder a essas perguntas, o que você irá levar em consideração? Os valores que recebeu de seus pais, os princípios da empresa em que você trabalha ou o seu conhecimento sobre leis? Um pouco de cada, provavelmente.

No condomínio onde moramos, na empresa onde trabalhamos e na cidade, estado e país em que vivemos há um conjunto de valores e princípios estabelecidos para a conduta de seus indivíduos, visando dar a todos os mesmos direitos e obrigações, evitando privilégios e benefícios para um em detrimento de outro. A esse conjunto é dado o nome de Ética e em uma empresa ele é formalizado em um documento normalmente conhecido como Código de Ética. O Código reforça conceitos determinados por leis, mas também estabelece padrões de comportamento esperado dos colaboradores da empresa fundamentados nos valores que ela preza.

A importância de um Código de Ética elaborado por um programa de Compliance

O Código de Ética de uma empresa serve para formalizar seus valores e orientar o comportamento de seus colaboradores no exercício de suas funções diárias, objetivando criar assim um ambiente mais humano, livre de discriminação, assédio e corrupção. Ele traz a obediência às leis como pedra fundamental, mas trata também do respeito necessário no relacionamento entre aqueles que nela trabalham, no relacionamento com clientes, no cuidado com os ativos da empresa, no relacionamento com autoridades e na responsabilidade sócio ambiental.

E ainda mais, o Código de Ética de uma empresa funciona como um termo de compromisso, dela para com a sociedade, apresentando sua maneira de conduzir os negócios com idoneidade e respeito àqueles com quem trata.

Em outras palavras, não vale fazer negócio a qualquer custo. Os negócios devem ser lucrativos sim, mas devem ser concretizados com qualidade, de forma transparente e pautados na honestidade. Não há mal nenhum em um funcionário buscar ser promovido, desde que o faça através da demonstração de seu trabalho e não por meio da exposição das falhas de outros.

E por quê é importante ter um Código de Ética? Pelo que já foi dito acima, mas também porque os clientes buscam fornecedores de serviços e produtos que tenham compromisso com a honestidade e porque os reguladores esperam isso das instituições. Porque ter uma reputação de valor requer ser merecedor de confiança, tempo para construir e o comprometimento de todos os colaboradores de uma empresa para mantê-la.

Quer conhecer mais sobre Código de Ética e políticas que dão suporte a ele? Veja o que o curso DICAS PARA ESTRUTURAR UM PROGRAMA DE COMPLIANCE EM SUA EMPRESA, do Centro Educacional Online, tem para você.

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× Dúvida? Manda Aqui. Sou Alessandra Representante de Vendas e sou humana.