;
 

ANPEC: Tudo o que você precisa saber

ANPEC: Tudo o que você precisa saber

Saiba tudo sobre o Exame da ANPEC

O primeiro passo para assegurar uma especialização em Finanças, Desenvolvimento Econômico, Política Monetária ou qualquer outra área da teoria econômica, é a realização do teste ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia).

Anualmente, a instituição aplica o Exame Nacional de Seleção aos que pretendem se especializar nessa área, com o objetivo de avaliar a qualificação acadêmica de cada candidato.

Mas atenção! O resultado do teste ANPEC não garante vagas, isso porque cada centro membro da instituição tem seus métodos de avaliação e classificação. Sendo assim, a seleção é de exclusiva responsabilidade de cada centro de ensino, os quais estabelecem critérios diferentes para selecionar os alunos.

Os quesitos para ingressar nos cursos stricto sensu (Mestrado e Doutorado) – como os pesos atribuídos a cada uma das provas – podem ser consultados nos sites das instituições.

Quem pode se inscrever para o Exame ANPEC?

O exame da ANPEC não é apenas para economistas! Está apto a se inscrever todos aqueles que tiverem diplomas de graduação de qualquer área do conhecimento. Inclusive, é muito comum que alunos de outras áreas se inscrevam e as turmas sejam mistas.

Essa também é uma grande oportunidade para estudantes universitários que já estão se preparando para a pós-graduação, uma vez que não há restrições para a realização do exame.

No entanto, para matricular-se em um dos cursos, é preciso a apresentação de certificado de conclusão de curso de graduação.

Mestrado ou Doutorado?

Qual modalidade se inscrever para o ANPEC 2020/2021 Para realização de uma pós-graduação, existem duas opções: os cursos lato sensu – como os MBAs – e os stricto sensu: Mestrado e Doutorado, que são os acessados através do exame ANPEC. Se você ainda não certeza sobre o que muda entre um curso e outro, acompanhe as orientações abaixo.

O mestrado pode ser dividido em profissionalizantes, indicado para quem está totalmente focado no mercado de trabalho e o acadêmico, para aqueles que desejam realizar pesquisas e serem professores na área acadêmica. É exigida a defesa de uma dissertação no final do curso – em média finalizado em dois anos.

Já o doutorado – que pode ser realizado após o mestrado – tem média de duração de 4 ou 5 anos e ao final do curso é preciso apresentar uma tese. Esta especialização é indicada aos que querem estudar mais afundo determinada área e também almeja atuar na área da pesquisa.

Como são as provas do Exame ANPEC

As provas do exame Anpec são de conhecimento específico e todas possuem 15 questões objetivas. Em geral, cada uma tem cinco itens e o candidato deve escolher entre V (verdadeiro) ou F (falso).

O candidato deve estar preparado para responder questões de:

– Macroeconomia

– Microeconomia

– Estatística (e econometria)

– Matemática

– Economia Brasileira*

– Inglês (é importante ressaltar que a prova de língua estrangeira não é utilizada para classificação do aluno, porém, alguns centros podem usar como critério de escolha e eliminação dos candidatos).

*A prova de Economia de Brasileira tem algumas especificidades, já que ela é dividida em duas partes: objetiva – com questões de verdadeiro ou falso – e discursiva, onde o candidato vai escolher um entre cinco temas e desenvolver em, no máximo, 120 linhas.

O ideal é que seja feita em 3 horas.

Edição ANPEC 2019/2020 – datas e taxa de inscrição

Para o ingresso em 2020, 54 centros ofereceram vagas para o mestrado e 14 para o doutorado.

As inscrições para o Exame Nacional de Seleção 2020 foram realizadas entre 3 de junho de 2019 a 31 de julho de 2019.

O valor da taxa de inscrição varia $50 de um mês para o outro. Em 2019, quem se inscreveu em junho pagou R$400,00, já em julho: R$450,00.

As provas do Exame Anpec 2019/2020 foram realizadas nos dias 25 e 26 de setembro 2019.

O edital para o ingresso 2020/2021 ainda não saiu, portanto não há datas de inscrição ou provas.

Decidiu que você vai fazer a prova da ANPEC? Conheça nosso preparatório e garanta sua aprovação!

Comentar com o Facebook
Avatar
Pedro Henrique
pedrohenrique@centroeducacionalonline.com.br


Ver opções
Esconder orções
× Tire suas dúvidas!