;
 

Teste ANPAD Setembro de 2018 – Questões Resolvidas de Raciocínio Analítico

Teste ANPAD Setembro de 2018 – Questões Resolvidas de Raciocínio Analítico

Teste ANPAD Setembro de 2018 – Raciocínio Analítico

Autora: Professora Thaisa Blanco

Olá, pessoal! Vamos falar um pouco sobre raciocínio analítico? Para você que chegou aqui agora e está um pouco perdido quanto a essa disciplina, vou te explicar rapidamente, raciocínio analítico é a habilidade de pensar rapidamente de acordo com a base do texto. Parece fácil, né? Mas, como tudo na vida, nada é tão simples assim.

O CEO vai ajudar todos que estão se preparando para as provas da ANPAD e facilitar sua percepção dos textos. Vamos lá?

A prova de setembro desse ano, 2018, veio recheada de textos, informações, dados, premissas e, principalmente, veio para tentar confundir sua seu conhecimento prévio sobre determinados assuntos para base de resposta, lembre-se: a resposta sempre está no texto! Fiquem ligados!

Teste ANPAD Setembro de 2018 – Solução de questões de Raciocínio Analítico

Vamos comentar um pouco sobre a questão 72.

questão 72 anpad 2019 raciocínio analítico

Repare que no enunciado da questão temos essas duas chaves importantes para a resolução:

-DADOS DO TEXTO

– DISCREPÂNCIA CONTIDA NO TEXTO

A união dessas duas expressões chaves irá gerar a sua análise perceptiva do texto e diretamente a sua resposta correta.

Vamos, então, destrinchar as alternativas, começando pela “b”.

  1. b) O texto não informa se esses empregados que saíram da base de pesquisa mudaram de setor, dessa forma você já pode invalidar essa resposta.
  2. c) Essa alternativa é totalmente contrária ao que o texto afirma, portanto a mais fácil de ser descartada.
  3. d) Novamente, o texto não dá a informação afirmada da alternativa, pode riscar, não temos como saber sem base no texto.
  4. e) De acordo com o texto, a lei mencionada já está apta para sua funcionalidade integralmente.

Desta forma, analisemos a alternativa “a”.

  1. Apesar do texto não informar a informalidade desses 600 mil trabalhadores, ele deixa claro que a lei de regulamentação do trabalho doméstico, dificultou a contratação dos mesmos, apesar de manter seus direitos assegurados, manteve uma parcela desses funcionários ou desempregados ou em informalidade, essa informação não se encontra nítida no texto porém nas entrelinhas, que, para raciocínio analítico, é muito importante.

Nossa opção correta, então, é a alternativa “a”.

Sempre que a pergunta da questão for relacionada à base do texto, a dica é analisar todas as opções e localizar no texto onde você encontra aquela informação, sublinhe as linhas respectivas e veja se a informação é para confundir, é extra ou diz exatamente o oposto do texto. É importante manter uma análise tanto subjetiva quando objetiva das alternativas, exatamente para você não perder a nuance da questão e conseguir desenvolvê-la de forma segura.

A pegadinha do malandro dessa questão é levar o candidato a pensar que a lei é falha e marcar a letra “e”, já que no final do texto é dito que “ainda temos muito a avançar”, porém a afirmativa diz respeito à sociedade e não à lei especificamente.

Fique atento!

Perceba, agora, a questão 74.

questão 74 anpad setembro 2018

Mais uma vez, a questão pede que você responda com base nos argumentos que o texto de expõe, então, marca bem isso, para que você não se perca em seus conhecimentos adquiridos sobre o assunto.

“Uma conclusão que pode ser admitida, a partir dos argumentos acima, é:”

  1. a) De acordo com o texto, toda fêmea PODE transmitir a dengue, caso seja infectada, logo, a verdade absoluta da questão a anula como correta.
  2. b) O texto deixa claro que uma pessoa pode ter quatro tipos de vírus relacionados à dengue, e diz que nunca foi comprovado que uma pessoa teve dois tipos de vírus simultaneamente, porém não descarta a possibilidade. Dessa forma, a alternativa está incorreta com base no texto.
  3. c) O texto diz claramente que o a dengue é transmitida por um vetor, no caso o mosquito, descartando salivas e secreções. Pode riscar!!
  4. d) A informação de onde veio o mosquito da dengue não foi mencionada em momento nenhum no texto, então pode descartar totalmente.
  5. e) No terceiro parágrafo, o texto afirma que só existem quatro tipos de vírus da dengue, e quando alguém é contagiado por um deles, não poderá em um futuro ser infectado por ele novamente, desta forma, as pessoas só podem realmente contrair quatro tipos de vírus e quatro vezes a doença.

O resultado dessa questão é uma análise atenta às informações que o texto dispõe.

É claro que tivemos questões mais complexas nessa prova, e falaremos delas em outras oportunidades. Não fique com dúvida, mande sua dúvida, estamos aqui para a te ajudar a ser aprovado(a)!

Você já conhece nossos planos de estudo para o Teste ANPAD? Com parcelas de R$33,90 (Plano Smart Trimestral), você consegue realizar nosso curso online e ter acesso a um material de qualidade. (confira o curso preparatório teste ANPAD com certificado do CEO – Centro Educacional Online e faça uma aula grátis)

Veja os planos à partir de R$119,00.

Quer saber mais sobre o curso Preparatório ANPAD ? CLIQUE AQUI!

Você também pode clicar aqui se quiser assistir aos nossos demonstrativos (aulas grátis).

Até a próxima!

Comentar com o Facebook
Thaísa Blanco
Thaísa Blanco
t.blanco87@gmail.com


Ver opções
Esconder orções
Tire suas dúvidas!