fbpx ;
 

Teste ANPAD setembro 2017 – Resolução das questões de Português

Teste ANPAD setembro 2017 - Resolução das questões de Português

Teste ANPAD setembro 2017 – Resolução das questões de Português

Teste ANPAD 2017 – Português

(Teste ANPAD 2017) Gabarito: E  

A Questão 35 do Teste ANPAD 2017 vem falando sobre Semântica e compreensão de texto
Comentário: as palavras “punhado” e “muito” são utilizadas de forma antonímica. Embora possamos pensar que essas palavras sejam sinônimas, no contexto elas apresentam significados oposto, pois “punhado de profissionais” são uma minoria altamente qualificada, já “muitos trabalhadores da classe média” indica um número muito maior de pessoas.

(Teste ANPAD 2017) Gabarito: D

Compreensão do texto
Comentário: A definição do dicionário é clara quando diz que o lide apresenta sucintamente o assunto ou destaca o fato essencial da matéria, e o subtítulo do texto fala apenas da metodologia utilizada, não destacando o essencial do texto, como o fato dessa metodologia auxiliar aos profissionais a expressarem suas ideias e a melhorar a criatividade.

(Teste ANPAD 2017) Gabarito: C

Interpretação de texto
Comentário: No final do texto, o autor deixa claro que o método auxilia os profissionais a se sentirem mais seguros e a vontade para expressarem suas ideias, sem medo de errar.

(Teste ANPAD 2017) Gabarito: C

Sintaxe da palavra
Comentário: a palavra mesmo na oração em destaque assume a função de advérbio de afirmação, assim como na oração da letra C, quando diz que foi “de fato, realmente”, uma surpresa.

(Teste ANPAD 2017) Gabarito: B

Compreensão do texto.
Comentário: No primeiro parágrafo o autor do texto deixa claro o objetivo do artigo, partindo da contextualização do tema. Embora haja referências as funções dos professores universitários e a importância da publicação, não há uma problematização, e sim uma exposição do objetivo do artigo.

(Teste ANPAD 2017) Gabarito: A

Interpretação de texto
Comentário: Ao elencar os autores que tratam de diversas temáticas sobre orientadores e orientandos, o autor do artigo deixa implícito que ainda há alguns assuntos sobre essa relação que ainda não foram abordados, e portanto existe uma lacuna.

(Teste ANPAD 2017) Gabarito: A

Compreensão do texto
Comentário: No primeiro parágrafo o autor do texto enfatiza que o artigo tem como foco os alunos de doutorado em Administração no Brasil e o impacto que a produção dos professores orientadores tem sobre a futura produção de seus orientandos.

(Teste ANPAD 2017) Gabarito: D

Compreensão textual
Comentário: Na nova redação diz que não há literatura, além de Williamson e Cable, que aborde a relação entre a produção cientifica de professor/aluno, diferente da redação antiga que diz haver poucos estudos sobre isso.

(Teste ANPAD 2017) Gabarito: B

Compreensão de texto
Comentário: No terceiro período do primeiro parágrafo o autor coloca “publicação de artigos” entre parênteses para explicar o que ele chama de produção científica nesse texto, uma vez que em outros contextos ela poderia significar outro tipo de produção: dissertação, tese, resumo etc.

(Teste ANPAD 2017) Gabarito: C

Interpretação de texto
Comentário: O texto fala do artigo que tem como preocupação analisar de que forma a produção dos orientadores pode impactar a formação dos orientandos, refletindo na produção desses. Observar o nome do artigo, no final do texto, como nota de referência.

(Teste ANPAD 2017) Gabarito: E

Interpretação de texto
Comentário: Alguns textos citados falam sobre a relação entre produção científica do orientador e do orientando, seja no nível do artigo que os autores estão produzindo ou, de outros assuntos correlatos, entretanto todos falam dessa relação e não há poucos.

(Teste ANPAD 2017) Gabarito: D

Compreensão de texto e semântica
Comentário: Os verbos de comando das orações principais definem a questão correta, pois Noy e Ray são autores do trabalho em questão.

(Teste ANPAD 2017) Gabarito: E

Sintaxe
Comentário: O adjunto “no nosso conhecimento” não permite um entendimento completo da sentença, causando estranhamento. E deveria ser reescrita como “segundo nossos estudos” ou “segundo nossas pesquisas”.

(Teste ANPAD 2017) Gabarito: D

Sintaxe e semântica
Comentário: nova realidade (mudança de algo conhecido); realidade nova (realidade desconhecida).

(Teste ANPAD 2017) Gabarito: B

Interpretação de texto e figura de linguagem
Comentários: Eufemismo é a figura de linguagem que consiste em utilizar uma palavra em detrimento da outra com o objetivo de suavizar o que está sendo dito. A expressão em destaque significa que as aplicações são mais arriscadas.

(Teste ANPAD 2017) Gabarito: B

Compreensão do texto
Comentário: Embora a palavra “insólita” signifique algo que não é sólido, no contexto a essa palavra se refere ao fato de o panorama educacional causar estranhamento, ser incomum para o autor.

(Teste ANPAD 2017) Gabarito: A

Compreensão de texto e sintaxe
Comentário: A utilização dos dois pontos no período destacado serve para anunciar um esclarecimento de quais características se destacam. Ao inverter sintaticamente o período, esse esclarecimento se torna sujeito da oração principal, logo a informação se mantém como na oração original.

Autora: Professora Vanessa Reis

Comentar com o Facebook
ceo
CEO - Centro Educacional Online
contato@centroeducacionalonline.com.br

A CEO é uma empresa que atua na área de cursos online, preparatórios para o exame da ANPEC, teste ANPAD, certificações do mercado financeiro, cursos departamento pessoal e cursos da área tributária.



Ver opções
Esconder orções
× Tire suas dúvidas!